quinta-feira, 27 de julho de 2017

Tem ideia de como a música em sala de aula pode ajudar no desenvolvimento cognitivo?




A música é mais do que tão só entretenimento. É ainda uma ferramenta para envolver os alunos em vários planos de aula. Isso pode começar com os pais tocando músicas para seus filhos quando, aliás, estão no ventre da mãe, nessa época até mesmo fazendo pesquisas do custo de vida em Portugal é possível alinhar a música. O desenvolvimento cognitivo — pensamento, raciocínio, solução de dubiedades e compreensão de informação — é primeiro para o processo de aprendizagem. Usar a música na sala de aula pode estimular a habilidade compreensão de um aluno e internalizar informações para chegar a decisões e opiniões informadas.

Dica #1.

Toque música por meio da leitura e tarefas de sala de aula para manter as crianças focadas e interessadas. Ler e estudar no silêncio pode permitir que a mente vagueasse, fazendo a leitura e a compreensão da informação mais difícil de resolver. A música pode ajudar os alunos a reter perfeita a informação que é apresentada a eles.

Dica #2.

Use músicas como uma ferramenta de memorização. Criar estratégias mnemônicas faz com que a recordação da informação mais tarde seja mais simples e divertida. Veja o exemplo, cantar a música do alfabeto tem sido usado a muito tempo para ajudar as crianças a lembrar as letras. Quando for apresentar novos conceitos, usar uma execução ou uma música rimada pode fazer toda a diferença.

Dica #3.

Teste os alunos em suas habilidades de lembrar letras ou informações apresentadas em uma música. Isso irá incutir habilidades ativas de escuta. Toque uma música para os alunos, e diga para eles fazerem anotações enquanto escutam. Assim, faça uma série de perguntas baseadas na informação fornecida pela música.

Dica #4.

Escreva e apresente novas músicas junto aos alunos em sala de aula. Isso é um exercício de pensamento criativo que inúmeros deles irão gostar. Siga a ideia do exemplo, escreva uma música que detalhe as funções dos três poderes do governo, ou componha canções para lembrar as tabuadas.

Dica #5.

Use diversos tipos de músicas para produzir o produto comportamental desejado em sua sala de aula. Use música clássica para acalmar a turma, se estiverem muito agitados. Toque uma música mais animada para amenizar as transações entre os atos em sala de aula.


Dica #6.

Junte a música com imagens ou uma presteza para reforçar conceitos. Enquanto a música é uma ferramenta eficaz de aprendizagem, ela deve ser usada junto com outras vias. Acompanhe o exemplo, salas de aula da pré-escola gostarão de cantar "Maria tinha um cordeirinho" enquanto olham para figuras de cordeiros ou atuam de acordo com a letra da música.

Dica #7.

Integre a música em planos de aula para crianças com deficiência e alunos com complicações de aprendizagem. Isso pode ganhar seu desejo de aprender, enquanto, igualmente, introduz e reforça conceitos específicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário